Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Parlamento de Ottawa

Na terça feira passada, dia 17/05, fomos conhecer o Parlamento de Ottawa. Estava um dia bem nublado (reparem no céu das fotos...), e frio! Mas sorte que não choveu e pudemos andar pelo jardim de tulipas e tirar mtas fotos! 

 Prédio central


Ottawa foi escolhida pela rainha Victória I a ser a capital do Canadá em 1857. Na época, essa foi uma escolha bem estranha, pois Ottawa era uma cidade bem pequena e mtas pessoas se perguntaram porque não Toronto ou Montréal?? Aprendemos na visita guiada que a rainha teve vários motivos para fazer tal escolha, entre eles: Ottawa fica bem na divisa entre a parte francesa da província (Québec) e a parte inglesa; Ela fica mais longe da divisa com os EUA (em comparação com Toronto), pois na época, o Canadá corria sérios riscos de cair ao domínio americano; Ela fica às margens do rio Ottawa e isso era muito importante para o comércio na época; etc.

Depois dessa decisão, o prédio do parlamento foi construído. Em 1916 um incendio destruiu quase todo o parlamento, com exceção do prédio da biblioteca, que foi salvo graças às portas de aço (que parecem de madeira, mas não são), que estavam fechadas, e a direção do vento, que levou as chamas para a outra direção. Podemos ver bem a diferença entre a arquitetura dos novos prédios e a do prédio da biblioteca, que resistiu.

Prédio da biblioteca, que resistiu

Sino da torre central original: diz a lenda que ele ficou pendurado nos escombros e continuou a tocar até a meia-noite, mesmo a torre já tendo desmoronado às 9PM. Depois da última badalada das doze horas, ele finalmente caiu e se silenciou.

A biblioteca é maravilhosa, mas não podíamos tirar fotos la dentro, então essa foto eu peguei da internet:

Biblioteca do Parlamento de Ottawa, ao centro, estátua da rainha Victória I


Nenhum comentário: