sábado, 21 de maio de 2011

Museu da Moeda - Ottawa

Quarta fomos no Museu da moeda, aqui em Ottawa! O museu é muito impressionante. Pra começar pela sua localização: De um lado da rua, o antigo Banco do Canada, todo em pedra, do sec XVII, de outro uma construção moderna, toda em vidro, que abriga hoje, também, o banco do Canadá! O Muséu fica no meio dessa construção em vidro, em um quadrado de pedra, gerando contrastes muito interessante! 

                           
Tudo começou com o prédio de pedra, que hj é o museu da moeda. Hj o banco são os prédios espelhados.

O museu é de graça e fica na avenida principal, bem perto do parlamento. Parece pequeno, mas cansa! Lá dentro tem uma exposição de moedas enorme, que começa desde bem antes dos romanos e mostra toda sua evolução!!!!


Essa foi uma das moedas mais importantes usadas na Europa até o fim do século XIV

 Olha só, uma moeda do Brasil!!

Moeda comemorativa: 25 anos de reinado da Rainha Elizabeth II no valor de 100 dólares!! 

Tem também a transição da moeda (metal) para o dinheiro papel, e toda sua evolução! Bem interessante!

                                              
Entre 1689 e 1714, a França participou de duas guerras que trouxeram consequências desastrosas para sua economia. Resultado disso: a colônia de Québec ficou sem papel moeda e teve que usar cartas de baralho como moeda por algum tempo!

No fim da exposição, tem uma sala (particularmente, eu achei a organização dela fantástica, pois eram gavetinhas verticais que vc ia abrindo) com a evolução do dinheiro papel de todos os paises!!!! Foi interessante ver as características das notas de cada país. Tinha o Brasil, com seu réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado! (um pouco desatualizado pois faltava o Real).


Nesse museu lembramos de todos os pais (ou outros) que gostam de colecionar moedas! Vocês iam adorar! =)

Nenhum comentário: