sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Compra do notebook


Tinha decidido, já no Brasil, qual computador queria comprar. Chegando aqui em Montreal fui direto procurar o modelo que queria. Mas ai descobri que para ter as configurações que havia escolhido iria demorar 3 semanas pra chegar o computador!! Fiquei muito triste, porque não queria ficar todo esse tempo sem comunicação. Decidi, então,  comprar o que tinha na loja mesmo. Um Sony Vaio, i5, 4 GB de ram, 500 GB de HD e com leitor de blu-ray. Agora estou feliz! E olhem que bonitinho o case que eu comprei pra ele… e de lãzinha… 




E adivinhem a cor do meu notebook!! Não pai... não é rosa... é prata e branco...


Só fiquei chateada porque não veio com o Pacote Office. Mas descobri que nenhum computador vendido aqui no Canadá vem com ele. Que absurdo né. Ai se voce quiser comprar (e vai querer, porque pra que serve um computador sem office?), tem que pagar 120$. Acho que talvez esse seja um dos motivos do porque os computadores no Brasil são mais caros: porque eles já vêm com o Pacote Office instalado.

Também estou sofrendo com esse teclado. Ainda não descobri como faz pra adaptá-lo pro portugues, e não consigo utilizar acentos e cedilha. Todos os acentos e cedilhas desse post forem copiados de outro texto!! Deu trabalho...

gente, como assim???

Estou aqui na recepção do hotel, pq é o único lugar que consigo conexão, e não me conformo com a galera saindo pra rua! tds as meninas com MICRO-MINI-MÍNIMA SAIA CURTA! e sem meia calça, sem nada! e os meninos só de camiseta!
Pas possible!!!


E to me sentindo A VELHA DO HOTEL, aqui, sentada no notebook, daqui a pouco vou tomar banho e dormir.... e a galera td indo nao sei aonde... QUERO SAIR PRA ALGUM BARZINHO, BALADINHA!


Mas isso vai acabar no mais tardar, amanha, que é Reveillon! Decidido! Não passa de amanha! Afinal de contas, já estamos em Montreal há 3 dias e nao saimos pra bebemorar nenhuma vez!
Amanhã iremos ver a virada numa praça da Vieux-Montréal. Um amigo que mora aqui que nos recomendou, vai ter fogos e outras coisas legais, um público esperado de 40 mil pessoas. Ça vas bien!
Et après, vamos em algum pubzinho! Chega de ser velha! Somos intercambistas e intercambistas devem ser animados! hahhhahaahha

Comida da Classe executiva! Humm....

Ainda sobre o avião de São Paulo pra Toronto, vim falar de um dos meus assuntos preferidos: COMIDA!
A comida do avião era muito TOP!
Primeiro veio uma entrada com 3 tipos de queijo, salada e presunto parma! Tudo isso acompanhado de champagnhe! =). O prato principal tinha várias opções, entre, filé, frango, salmão e batatas, nós 3 escolhemos salmão! Hummmmm, que delícia! Vinha um pedaço de salmão com um arroz integral e brócolis! Tudo isso acompanhado de vinho branco, ou um suco de Cramberry!  Very nice! =) E  pra completar, a sobremesa, um petit-gateau! Mon dieu!!


Depois de toda essa comilança, um filminho e dormir (na medida do possivel!)
Foi tudo muito gostoso, adorei a minha primeira vez na classe executiva! Espero que tenham mais vezes! =)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Première jour!

Salut tout le monde!

Ontem foi o dia que chegamos aqui em Montreal. Chegamos e já saimos! Claro, não temos tempo a perder, certo? E pq nao dar uma voltinha pelo quarteirão, já que chegamos durante o dia, certo?? ERRADÍSSIMO!!!! TAVA FRIO PRA C******!!!! Não ficamos nem 5 minutos ao relento e tivemos que correr pra uma loja pra nos aquecer! Nossos gorros, luvas e sapatos não foram aprovados no teste! hahahahahhaha

Sério, que frio! Um frio que dói! e conforme respirávamos, ele ia congelando por dentro do rosto, doia as orelhas, o nariz, as pontas dos dedos! Daí, fomos as compras e compramos novas luvas, gorros, protetores de orelha, mas nao conseguimos comprar botas pra neve. É mto dificil, é td mto feio! Chegamos a conclusão que um determinado modelo está na moda, pq tds as lojas tem ele na vitrine, e td mundo usa. Até deve ser quentinho, mas é MTO FEIO! hahahahhahahahha

Ver vitrine no geral é dificil, pq a moda é estranha, a gte fica olhando, sem decidir se é bonito ou feio, e acaba desanimando. O bom é que esta semana tem o Boxing Day, que é uma liquidação geral de depois do Natal. Então tudo tá com desconto, e esses descontos variam de loja pra loja. Tinha uma que se vc comprasse uma bota, ganhava outra! 100% free! E NÃO CONSEGUIMOS COMPRAR NENHUMA!
Bom, mais protegidas, com luvas, gorros e protetores de orelha novos, nos arriscamos de novo a sair na rua, e fomos conhecer a Universidade McGill, que é aqui pertinho. É linda!! E a paisagem toda branca de neve tb! Pena que a gte ainda nao consegue ficar mto tempo (mais de 5 minutos) na rua...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Primeiro post diretamente de Montreal, Canadá!!!

Salut mes amis!!!!

Um salve congelado pra vcs!!! Chegamos em Montreal!!!!! Uhuuuuuuu!!!!!! Aqui fez hj -11, mas com sensação térmica de -20, devido ao vento. GENTE, QUE FRIOOO!!!

Mas bom, agora são 20:45, mas olhando pela janela, parece já ser 23h!! Aqui escurece às 16h, e amanhece às 8h mais ou menos (vamos ver amanha de manha se é isso mesmo hehe)
Estamos EXAUTAS! Temos um monte de coisa pra contar, mas nesse post vou falar apenas da viagem em si.
Como a Flá disse no outro post, nos ligaram da companhia aérea informando que nosso vôo estava com overbooking - pensamos, fudeu! Aí eles perguntaram se a gte topava ir direto pro Canadá, ao invés de fazer escala em Atlanta, pela Air Canada, E DE CLASSE EXECUTIVA!!! FOI UM BRILHOOOOOOOOO!!!!
Depois que fizemos o check-in e passarmos pela Polícia Federal, fomos para uma salinha vip de espera. Lá tinha vários comes e bebes a vonts, inclusive vinho bco e espumante!!!!!! heheheheheheh Olha só a salinha ai embaixo:

Embarcamos no vôo AC 041, às 22h25. A classe executiva É MTO LEGAL!!! Nossa poltrona era reclinável, virava uma caminha! Começamos a causar la dentro, e fizemos nosso primeiro vídeo!!! (não consegui subir o vídeo, entao, postamos mais tarde)
Continuamos a causar, e entramos na cabine do piloto, fomos la dar um alô!

Eu acho que a minha ficha só caiu mesmo na última vez que liguei pra minha mãe, com o avião já em movimento. Sei lá, eu nem chorei na despedida, tinha tanta informação, que foi tranquilo. Mas qdo o avião começou a andar pela pista... com minha mãe no telefone... ai eu desabei, chorei horrores, chorei que nem um bebê, de soluçar. Fiquei com uma puta enxaqueca depois, e um pouco enjoada na decolagem. Mas enjoada mesmo, eu fiquei na hora da aterrisagem! Nossa, eu achei que ia desmaiar. Foi lindo, ainda tava bem escuro e víamos laaaaá embaixo, as luzinhas das cidades, formando uma gde teia amarela. Lindo! Mas cada vez que o avião fazia uma curva, e as luzinhas sumiam, meu estômago afundava.
A viagem levou 9 horas, chegamos em Toronto às 6h e alguma coisa. Foi um sacrifício carregar as malas para serem despachadas para o outro avião, e nesse caminho, uma das malas da Flá perdeu uma rodinha...

O vôo de Toronto para Montreal durou 1 hora apenas, só deu tempo de comer! Hmmm, e comemos, comemos tudo o que tínhamos direito, na sala de embarque, nos dois vôo.
Chegando em Montreal, pegamos um taxi para o hotel, que fica no centro da cidade. Mas a partir daí, é história para um outro post! Não percam o próximo capítulo: O desafio de se comunicar! E como não perder a pta da orelha, ou do nariz devido ao frio cortante!
Bissous!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

#Partiu Canadá!

Estamos indo pro aeroporto!


Nosso vôo deu Overbook e tivemos que trocar de vôo! 
Não vamos mais de Delta, mas sim de Air Canada! 
Não vamos mais fazer escala em Atlanta, mas sim em Toronto!
Não vamos mais de classe economica, mas sim de EXECUTIVA! (Ai sim! =) )


Próximos post diretamente do Canada!


#Ansiosa


Pros que ficam sentiremos muitas saudades!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Joyeux Nöel!!

Bonjours à tous!

Hj é véspera de Natal!!! Estamos nos finalmentes, malas quase prontas, burocracias resolvidas, despedidas pra tds os lados.... Até da minha médica fui me despedir! To com uma faringite forte.... Mas agora tomando antibiótico acho que até segunda estarei melhor. =)

Para passar o Natal já com um pézinho na neve, recebi de um amigo francês um vídeo de uma música mto conhecida na França e Quebéc, que as crianças cantam nessa época do ano. Ele me disse que existem várias versões, mas essa, do Tino Rossi, é a mais conhecida:

vídeo - Petit Papa Nöel

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Guia de Informações da UQAT

Bonsoir!
Eu tava organizando meus documentos do Intercambio e achei um GUIA DE INFORMAÇÕES DA UQAT, que eu não sei se onde saiu, mas provavelmente do site! Bem legal! 
Então queria compartilhar umas informações/curiosidades com vocês! Obvio que não vai ser tudo, porque algumas coisas são inuteis e outras eu não entendi EXATAMENTE! 


Logo na segunda pagina tem escrito:
Chegada, inscrição: Quando chegarem procurar o Escritório de Estudantes Estrangeiros para resolver burocracias finais, como SEGUROO SAÚDE (pago e não tem odontologia incluso) e escolher as aulas (que estarão sugeitas a aprovação!) (Ai que Burricas! Nossa, sofremos tanto pra entender que a faculdade tinha um seguro obrigatório! Quase pagamos 2 seguros!)

* Há uma visita guiada para os estudantes estrangeiros (que são cerca de 3 800 por ano!!!!!!!!), apresentação do "calendário" escolar e da vida universitária!

* Há uma tradição em alguns cursos, de alguns estudantes sofrerem um processo de "iniciação" para conhecer os futuros colegas! Essa iniciação é organizada pelos estudantes!! (só diz isso! Será tipo o trote? hahahha)

* Teremos um escaninho! (pelo que eu entendi é tipo um armarinho porque tem cadeado! Mas aqui no Brasil escaninho é um lugar pra deixar correspondencia!) hahahaha

* Em todos os lugares fala sobre apresentar o CAQ, permissão de estudos e passaporte na inscrição da Universidade! (#medo!). Fala também sobre TAXAS! (vou confirmar com a Marta que agente não precisa pagar nada de taxa escolares!)

* Teremos uma carterinha (que dará descontos como aqui!)

* Existe Provas e Trabalhos nos curso e Plano de Estudos (falando todo o conteudo!). (Ai to tão mal acostumada!)

* "Quando o estudante estrangeiro está inscrito em um programa de bacharelado ele deve satisfazer as exigencias do francês. Não haverá diploma se não passar satisfatoriamente no francês!(#medo)

* Há diversos grupos esportivos, sociais, e culturais! (ex: Hockey, "economiadas" comportado )! Tem até uma rádio de estudantes na internet!

* A DAC da UQAT chama Symbiose!

* É necessário o CAQ se vc não é canadense, nem residente permanente! (#medo! esse troço é de 2009)

* Tem vários endereços de hotel/residencia em RN, media de preço $50 (Me senti até feliz agora, porque nossa moradia sai mais barata!)

* Quando a casa diz que tem aquecimento, o preço já esta incluso no aluguel!

Seguro de saude/ hospitais é parecido com o daqui, vc tem que ligar lá no lugar e perguntar onde ir, se informar no seguro e no hospital como não pagar as taxas. Existe o CSSS - Les Centres de Santé et de Services Sociaux, e os hospitais (que são do governo)

* Nós podemos ter Serviço de Psicólogo! Tem que se informar na universidade se o nosso campus oferece

* Horarios gerais: UAQT 8H30 - 12H, 13H - 16H30 - COMERCIAIS: 2a a 4a: 8h - 21h; 5a e 6a: 8h - 17h; Sab 10h- 17h , flexíveis (que horarios X!)

* Existe o habito de fazer "Venda de Garagem", Existe Sebos e Bréchos! (Tem uma listinha aqui!) (UIPE!)

* O 10% daqui de taxa de consumação é 13% lá! =/

* 10% de gorjeta é comum! (Será que tudo isso é pro garçom? Meu deus!)

* Não é raro fazer -25° e -30°(congelaremos!)

* Mont  Kanasuta, pista de esqui mais perto de RN! (UHULL)

* Tem alguns telefones úteis de RN que eu vou levar!

Bom, por enquanto é isso! 
Espero que tenham gostado! 
BJAOOO

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Despedida no Star Clean

Quarta passada, rolou uma despedida no Star Clean! Na verdade é uma "festinha" de fim de ano da classe, mas já faz um tempinho que não são todas as pessoas que vão! Enfim... Serviu pra tomar umas cervejas e dar umas risadas com os amigos! =D

As fotos não tão das melhores porque foram tiradas do celular, mas pelo menos foi registrado!



Rootão querida, aproveita muito lá no país dos nossos hermanos! 
Mande notícias e fotos!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reunião de Pais e Mestres

No último domingo (05/12) aconteceu aqui em casa uma Reunião de Pais (e mestres!). Todos os pais vieram, menos meu pai, mas eu sei que ele gostaria de ter vindo se não tivesse trabalhando! 
Foi uma noite de gordices, com direito a pizza e até torta holandesa feita pela minha mãe! Delícia!
Só faltou tirar uma foto! (Agente esqueceu!)
Falamos bastante sobre tudo e não decidimos nada, só aumentamos nossa ansiedade! Mas acredito que todo mundo achou uma noite muito agradável! 
Brigada a todos pela presença! =)

Faltam 20 dias!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Frase do dia

"Com todas as condições reunidas, eu ousaria mesmo..."

Estava eu hoje pesquisando expressões em francês, e me deparo com esta frase! Achei bem oportuna, afinal estamos num momento em que todas as condições estão se reunindo... e a hora de ousar está chegando....

A expressão que estava ligada a essa frase é o "Bon courage!", algo como "boa sorte", ou "coragem aí!".

Merci.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Falta menos de um mês!!!!!

Nossa, faz tempo que eu não passava por aqui! Esse últimos dois meses foram bem diferentes, sai do meu estágio no programa de TV, e mergulhei na produção executiva, no financeiro de um longa-metragem! E foi muito legal! Aprendi muito, sai da estagnação e do desânimo do antigo emprego, conheci muitas pessoas (algumas das quais já estou com saudades...), sonhei com cupons fiscais e planilhas do excel, visitei um pouquinho do set, fiz uma prestação de contas pela primeira vez, e acho que cresci muito tb. Hoje foi meu último dia e foi muito estranho sair do estúdio vazio, ainda mais com a tempestade que peguei no caminho!
Bom, e agora falta menos de um mês!!! Nem dá pra acreditar! Preciso fazer uma lista do que falta produzir e fazer. E na lista das pendências está o visto canadense!
Aliás, essa sim foi uma bronha imensa que comemos! Esperamos faltar um mês pra viagem pra entrar com o processo do visto canadense... =/ Sempre nos disseram que é um visto sussa pra conseguir, e que podíamos ver com um mês de antecedência, mas quando chegou no mês de antecedência, nos disseram que o consulado está atualmente com poucos funcionários, e que estão demorando em média de um mês para liberar o visto!!!! #medo
Enfim, fora isso, precisamos resolver o seguro saúde e o seguro da moradia (que eles exigem na moradia da Universidade). Mas a boa é que já temos onde morar!!! São esses prediozinhos lindos que a nossa faculdade construiu pros estudantes e inaugurou em setembro deste ano.