Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sirop d´Érable

Sirop d´érable
Chegou a primavera! Todo mundo saindo sem super agasalhos na rua, afinal... Esta calor! OU NÃO! Continuo sentindo frio!... Enfim, o começo da primavera é a época do tradicional SIROP D´ÉRABLE no Canadá! Na verdade aqui no Canadá tem syrup d´érable o ano todo, mas é industrializado, e a primavera é a época do natural!

Folha "Maple"
O sirop d´érable é aquele "mel" caracteristico do Canadá! Ele é extraído da árvore da Maple/ Érable. Aquela que tem a folha igual a da bandeira do Canadá.

Cabane à sucre



A extração do syrop é uma coisa muito louca! Ela foi desenvolvida pelos Europeus no século 17 e consiste em furar o tronco da árvore Maple, até uma determinada profundidade, que sai uma "água" doce.  Ai, eles pegam essa "água" e fervem por muito tempo até virar um mel, mas o sabor é natural, porque eles não acresentam nada durante o processo! Para 1L de sirop é necessário 40L desse líquido que sai da árvore. Eles tem uma cabana no meio da floresta que é onde eles fervem o érable pra obter o Sirop et essa casinha é chamada de "Cabane à sucre"! 



Essa tal de "Maple Tree" (in english) é realmente mto boa, pq além de ter essa folinha mto fofa, solta esse líquido que é transformado no sirop, se ainda fervido por mais tempo é transformado em manteiga (que a Ju adora!) e depois em açúcar.


Delícias de érable


Quanto mais claro o sirop, melhor para comer puro, mais "fino", e quanto mais escuro, melhor para cozinhar. Aqui no Canadá eles adoram o érable e eles dão um jeito de colocar em quase tudo. Nós estamos vivendo muitas experiências gastronômicas com o érable, que muito em breve contaremos aqui! =)


Panqueca com sirop d´érable

Nenhum comentário: