Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Guia de Informações da UQAT

Bonsoir!
Eu tava organizando meus documentos do Intercambio e achei um GUIA DE INFORMAÇÕES DA UQAT, que eu não sei se onde saiu, mas provavelmente do site! Bem legal! 
Então queria compartilhar umas informações/curiosidades com vocês! Obvio que não vai ser tudo, porque algumas coisas são inuteis e outras eu não entendi EXATAMENTE! 


Logo na segunda pagina tem escrito:
Chegada, inscrição: Quando chegarem procurar o Escritório de Estudantes Estrangeiros para resolver burocracias finais, como SEGUROO SAÚDE (pago e não tem odontologia incluso) e escolher as aulas (que estarão sugeitas a aprovação!) (Ai que Burricas! Nossa, sofremos tanto pra entender que a faculdade tinha um seguro obrigatório! Quase pagamos 2 seguros!)

* Há uma visita guiada para os estudantes estrangeiros (que são cerca de 3 800 por ano!!!!!!!!), apresentação do "calendário" escolar e da vida universitária!

* Há uma tradição em alguns cursos, de alguns estudantes sofrerem um processo de "iniciação" para conhecer os futuros colegas! Essa iniciação é organizada pelos estudantes!! (só diz isso! Será tipo o trote? hahahha)

* Teremos um escaninho! (pelo que eu entendi é tipo um armarinho porque tem cadeado! Mas aqui no Brasil escaninho é um lugar pra deixar correspondencia!) hahahaha

* Em todos os lugares fala sobre apresentar o CAQ, permissão de estudos e passaporte na inscrição da Universidade! (#medo!). Fala também sobre TAXAS! (vou confirmar com a Marta que agente não precisa pagar nada de taxa escolares!)

* Teremos uma carterinha (que dará descontos como aqui!)

* Existe Provas e Trabalhos nos curso e Plano de Estudos (falando todo o conteudo!). (Ai to tão mal acostumada!)

* "Quando o estudante estrangeiro está inscrito em um programa de bacharelado ele deve satisfazer as exigencias do francês. Não haverá diploma se não passar satisfatoriamente no francês!(#medo)

* Há diversos grupos esportivos, sociais, e culturais! (ex: Hockey, "economiadas" comportado )! Tem até uma rádio de estudantes na internet!

* A DAC da UQAT chama Symbiose!

* É necessário o CAQ se vc não é canadense, nem residente permanente! (#medo! esse troço é de 2009)

* Tem vários endereços de hotel/residencia em RN, media de preço $50 (Me senti até feliz agora, porque nossa moradia sai mais barata!)

* Quando a casa diz que tem aquecimento, o preço já esta incluso no aluguel!

Seguro de saude/ hospitais é parecido com o daqui, vc tem que ligar lá no lugar e perguntar onde ir, se informar no seguro e no hospital como não pagar as taxas. Existe o CSSS - Les Centres de Santé et de Services Sociaux, e os hospitais (que são do governo)

* Nós podemos ter Serviço de Psicólogo! Tem que se informar na universidade se o nosso campus oferece

* Horarios gerais: UAQT 8H30 - 12H, 13H - 16H30 - COMERCIAIS: 2a a 4a: 8h - 21h; 5a e 6a: 8h - 17h; Sab 10h- 17h , flexíveis (que horarios X!)

* Existe o habito de fazer "Venda de Garagem", Existe Sebos e Bréchos! (Tem uma listinha aqui!) (UIPE!)

* O 10% daqui de taxa de consumação é 13% lá! =/

* 10% de gorjeta é comum! (Será que tudo isso é pro garçom? Meu deus!)

* Não é raro fazer -25° e -30°(congelaremos!)

* Mont  Kanasuta, pista de esqui mais perto de RN! (UHULL)

* Tem alguns telefones úteis de RN que eu vou levar!

Bom, por enquanto é isso! 
Espero que tenham gostado! 
BJAOOO

Nenhum comentário: