Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Mais burocracias...

Pois é, fazer intercâmbio* nao depende só de ter um CRP (Coeficiente de Rendimento Padrão) positivo e escrever um bom plano de estudos, precisa tB ter MUITA PACIÊNCIA!!! É incrível cmo as burocracias nao acabam.... primeiro, é a lista enorme de cópias e cartas q vc tem q apresentar p se candidatar a vaga de intercâmbio. Dpois vem aquela demora.... aquela chatice.... Dai UHUUU vc recebe uma cartinha fofys em outra língua dizendo que vc foi aprovado! Depois de ler 50 vezes até ter ctz q ela REALMENTE está dizendo que vc foi aprovado, começam outros corres.... compra de passagem, vistos, pechinchar lugar para ficar...

Estamos na fase de tirar visto. Inicialmente íamos pegar um vôo direto p montreal, ms incrivelmente fica BEM MAIS CARO q um vôo q faça escala nos EUA... Entao tá né, vamos dar um hello ao Obama! Mas calma lá! agora precisamos de 2 VISTOS!!

O visto p o Canada parece q é sussa detirar, nem precisa de entrevista e tal... Mas para o dos EUA já rola um stress... Ja me contaram cada história.... desde pessoas que nao levaram nada mais que o RG, até pessoas que levaram milhoes de documentos... Uma delas, ao dizer que era estudante de odonto, teve que passar pela sacanagem de um outro cara além do entrevistador aparecer para fazer uma chamada-oral sobre nomes de dentes para averiguar se ela era mesmo estudante de odonto... NINGUEM MERECE... Aqui vai um LISTINHA do que vc precisa para tirar o visto americano:

1 - Passaporte atual com validade mínima de 01 ano (para entrar nos E.U.A o passaporte deverá estar com validade mínima de 06 meses);

2 - Passaporte anterior vencido (quem tiver, claro);

3 - Comprovante de agendamento de entrevista

4 - Confirmação de preenchimento do formulário on line modelo DS 160, gerado através do site do sistema de imigracão dos EUA;

5 - 01 foto 5cmx5cm recente, colorida, fundo branco, sem óculos e adornos (preferencialmente a mesma foto que foi digitalizada no sistema da imigração dos EUA)

6 - Comprovante de pagamento da taxa consular de solicitação de visto;

7 - Extratos bancários atualizados ref. 03 últimos meses (Conta corrente/ poupança/ investimentos/ fundos);

8 - Declaração de Imposto de Renda Completa com Recibo de Entrega (último exercício);

9 - Registro de Imóveis ou Escrituras (se possuir);

10 - Certificado de Registro de Veículo do solicitante ou da família-pais/esposo(a);

- Se empregados acrescentar: 03 últimos holerites + carteira de trabalho original atualizada.

- Se empregadores acrescentar: 03 últimos pró-labores + contrato social e última alteração contratual + cópia CNPJ + I.R. pessoa jurídica completo.

- Se autônomos acrescentar: declaração da empresa em papel timbrado informando que o passageiro presta serviços, incluindo dados da função, período e valor recebido mensalmente + declaração do contador informando os três últimos rendimentos + cópia da carteira funcional (CRM,OAB,CRC,CREA,se possuir) + contrato de prestação de serviços.

- Se aposentados/pensionistas acrescentar: 03 últimos contra cheques de aposentadoria e/ou pensão.

- Se proprietários de imóveis acrescentar: contrato de aluguel + recibos dos três últimos meses

- SE ESTUDANTE e/ou DEPENDENTE: ACRESCENTAR AOS DOCUMENTOS DE RENDA DOS PAIS, CONFORME ACIMA. (Comprovante escolar original: decl. escolar ou 03 últimos comp. pagto + declaração de custeio)

- À negócios acrescentar: Carta da empresa do Brasil + carta convite da empresa dos EUA + taxa consular adicional ref. visto a negócios correspondente à US$60,00.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Todos os requerentes devem comparecer pessoalmente para entrevista pessoal junto ao Consulado, a qual deve ser previamente agendada junto ao Consulado; Menores com até 13 anos não precisam comparecer para a entrevista e podem ser representados por um dos pais (obrigatório o agendamento prévio).

No dia da entrevista todos os documentos apresentados ao Consulado deverão ser ORIGINAIS . Todos os requerentes devem esperar na fila o atendimento, sem exceções, sendo que, a tolerância é de:

- Agendados no período da manhã: até 30 minutos antes ou até 15 minutos depois do bloco agendado.

- Agendados no período da tarde: tolerência de até 15 minutos antes ou 15 minutos depois do bloco agendado.

Pessoas que chegarem depois do prazo de tolerência consular, não poderão entrar no Consulado e terão que agendar nova entrevista, para atendimento.

UFA!

*Neste post me refiro ao intercâmbio de estudos, conseguido pelo convênio da nossa facul com outras internacionais.

2 comentários:

Mari disse...

Rolês de visto me dão uma preguiiiiça!
Boa sorte meninas! Quem sabe a gente não vai no mesmo dia pro consulado! =P

Unknown disse...

nossa, mta pregui mesmo... mas consegui ja agendar minha entrevista! mas vai demorar um pouco p chegar....